Segurança digital: como funciona a chave USB que protege o computador?

A segurança digital é um dos temas mais discutidos atualmente, principalmente quando se trata de dados pessoais, bancários ou de trabalho. Muitos especialistas em segurança digital argumentam que a autenticação de dois fatores é necessária para manter esses dados seguros.

O que é a autenticação de dois fatores na segurança digital?

Autenticação de dois fatores, ou 2FA, é uma forma de autenticação com duas ou mais etapas que se combinam para garantir acesso a informações, softwares, etc… Esse tipo de processo é cada vez mais utilizado por ser mais difícil hackear qualquer dispositivo ou software que possui esse tipo de autenticação.

Existem vários tipos de autenticação de dois fatores, sendo um deles uma informação que o utilizador deve saber, como um PIN, um número de identificação ou o tipo de resposta a uma pergunta secreta.

Outra forma de segurança digital que está se popularizando nos dias de hoje é a autenticação, que é feita por meio de biometria, seja ela facial, de voz, impressão digital ou até retina.

Por fim, o terceiro tipo de autenticação é por meio de um objeto, pode ser um token, um celular ou uma chave USB. Este último é um dos mais utilizados como chave de acesso de software.

Como uma chave USB fornece segurança digital?

Normalmente, apenas um nome de usuário e senha são necessários em aplicativos comuns, mas isso pode ser facilmente contornado com algumas ferramentas usadas para hackear programas.

A chave USB atua como uma das etapas de autenticação do programa selecionado. A vantagem é que se trata de um objeto físico que o usuário deve inserir no computador para acessar as informações, e não um código que pode ser digitado acidentalmente em um site fraudulento ou dito em uma conversa de chat. Assim, quem pretender atentar contra a segurança deste usuário precisa absolutamente ter uma chave USB em mãos para obter qualquer tipo de informação. Isso por si só é uma vantagem sobre as formas digitais de autenticação.

Para usar essas chaves não é preciso usar aplicativos, desbloquear o celular ou lembrar códigos, que muitas vezes podem ser confusos, basta deixar o pendrive cadastrado e conectá-lo ao computador ao acessar um site ou programa.

Alguns modelos mais novos possuem até um botão que deve ser pressionado no momento do login, evitando a possibilidade de o usuário esquecer que está com o objeto conectado enquanto outra pessoa acessa remotamente seu computador.

Onde usar esse tipo de chave?

Este método de autenticação pode ser utilizado basicamente em qualquer tipo de programa ou site que o usuário desejar, bastando apenas saber se é compatível com o sistema de autenticação de dois fatores do site ou programa pretendido. Essas informações estão sempre disponíveis no painel do desenvolvedor.

A chave USB também pode ser usada para proteger arquivos ou pastas criados pelo usuário, seja proteção de arquivo e seguro de vida, seguro de carro, extratos bancários, documentos de registro da empresa, registros de funcionários, vídeos de segurança, e-mails, bancos, redes sociais. , etc

O sistema também pode ser usado por famílias que possuem regras sobre o uso de videogames infantis, os consoles podem ser configurados para funcionar apenas quando o dongle estiver conectado, assim os pais podem controlar quanto tempo seus filhos passam jogando videogames.

O custo dessas chaves ainda é um pouco alto, entre 300 e 800 reais, considerando que muitos desses modelos também possuem tecnologia de desbloqueio NFC (aproximadamente a mesma forma de pagamento), então é possível usar a chave para desbloquear outros aparelhos. que utilizam a mesma tecnologia.

Leave a Comment